fbpx
Banho bebé

Fábrica dos Lavadinhos

Como mãe de 4 filhos muitas vezes me perguntam: como fazes na hora do banho? Deve ser uma animação lá em casa! Isso é bem verdade, mas agora imaginem na casa dos meus pais quando se juntam os netos todos!

Depois de tanto se queixarem que só tínhamos animais de estimação, nos últimos 5 anos já ouviram por 7 vezes a frase: “parabéns vão ser avós” (só eu já o anunciei por 4 vezes). Sinceramente acho que ainda estão a recuperar…

A vida de pais com 4 filhos é cheia de mini batalhas, mas a de avós com 7 netos não é menos desafiante. A casa, remodelada depois dos filhos saírem e preparada para uma vida relaxante a dois, agora parece sempre pequena.

Com apenas uma base de chuveiro, na hora de dar banho a 7 crianças com menos de 5 anos, imaginem a logística! Se querem ter uma ideia do cenário basta fazerem a analogia com uma fábrica de produção.

Para começar, temos que dividir as tarefas pelos 8 adultos disponíveis de forma a aumentar a eficiência e a rapidez. Com tanta experiência, cada um de nós já está especializado na sua tarefa, automatizando todo o processo.

Nesta linha de produção, o planeamento e o trabalho em equipa são fundamentais, mas não podemos descurar a necessidade de um chefe. Há que delegar 1 adulto que seja responsável pela organização e que faça a ligação entre os diferentes setores de produção da linha de montagem, colmatando as pequenas falhas de organização e logística que possam ocorrer durante todo o processo!

De seguida, toca a organizar todo o material necessário: toalhas de banho, creme hidratante, spray desembaraçante, escova do cabelo, cotonetes pijamas, fraldas…

Depois é tal e qual uma linha de montagem: 1 adulto a ajudar a despir, 1 adulto no chuveiro a dar banho, 1 adulto a secar e a passar o creme hidratante, 1 adulto a vestir e 1 adulto a pentear o cabelo e a secar as orelhas.

Como podem constatar, com este nível de organização, ainda sobram funcionários na Fábrica dos Lavadinhos, por isso parece que ainda há margem para aumentar a produção e a família continuar a crescer… Que difícil a vida dos avós!

partilhar