fbpx
Férias com os filhos

Férias com os filhos

Ir de férias com os filhos é um ponto marcante na era d.m. (depois da maternidade). Com eles vêm um conjunto de condicionantes e responsabilidades que alteram todo o conceito de férias!

Para vos dar o meu exemplo, a minha primeira luta, enquanto nenhum dos meus filhos iniciar o ensino obrigatório (porque aí a seleção das datas é logo um problema), é a seleção do hotel. Já para não falar sobre o orçamento, quantos alojamentos têm quartos familiares para 6 pessoas??? Às vezes só sobra mesmo a opção apartamento/moradia.

Depois vem toda a logística das malas…. Há que fazer uma lista para ter a certeza que não falha nada: roupa, sapatos, fraldas, brinquedos, toalhas de praia, protetores, produtos de higiene! Mas depois olho para o monte e ouço o meu marido: Como é que vamos caber todos no carro??? Calma, só é preciso fazer um bocadinho de tetris!

Quanto a uma ida à praia, cheguei a pensar que só de carrinho de golfe me ia safar! 6 toalhas de praia, 3 baldinhos e respetivos acessórios, protetores solares (1 mineral, 1 para peles atópicas e + 1 para os restantes membros da família), fraldas, toalhetes, água, snacks, raquetes, bola, guarda-sol, óculos de sol, cadeira e um livro (porque eu sou uma pessoa muito otimista). E não esquecer que ainda temos um bebé de colo!

Mas como sou uma pessoa muito prática, tudo se compôs. Uma mochilinha a cada um dos meus filhos mais velhos (com os seus brinquedos), cadeira e guarda-sol com fita de suporte para levar ao ombro, mala de praia gigante e problema resolvido!

Apesar de toda esta aventura, acho que o verdadeiro desafio de ir de férias com filhos, e no meu caso com 4 tão pequeninos, é mesmo o de conseguir usufruir do conceito de férias na sua essência que inclui repouso e descanso.

Para isso, na minha opinião, nós pais temos que mudar o nosso mindset. Não posso ser a mesma mãe que sou durante todo o resto do ano. Nas férias, não quero ser a mãe que parece estar sempre a dizer NÃO e a controlar as horas para que nada falhe.

Se nos outros dias todos a nossa vida tem de ser uma autêntica luta contra o tempo e uma batalha para conseguir educar os filhos que queremos quase perfeitos, nas semanas de férias eu opto por ir com a maré.

Chega de: comam rápido que temos de ir tomar banho, despachem-se que está na hora de ir dormir, bebam o leite rápido senão atrasamo-nos para a escola, agora não dá tempo para brincarmos, toca a acordar que é dia de aulas, não podem beber refrigerantes nem comer gelados todos os dias, cuidado para não se sujarem, agora a mãe não pode!

O equilíbrio que eu encontrei nas férias passa um bocado pela filosofia: a exceção não é a regra e, portanto, acordamos quando queremos, comemos todos o que queremos, dormimos quando temos sono, brincamos sempre que nos apetece e deixamos o relógio em casa!

Estas pequenas mudanças de comportamento e um “tudo incluído” foram a receita para umas férias de sonho em família (claro que o bom tempo ajudou).

Se é certo que as férias com filhos serão sempre diferentes, também é certo que podem ser igualmente divertidas e relaxantes. Cada um de nós só tem de encontrar a sua receita!

partilhar