Mónica Ramos Tavares

Orgulhosamente Mãe

O meu nome é Mónica Maria Ramos Tavares, sou natural de V. N. de Gaia e nasci em 1983. Atualmente sou médica, mas já trabalhei catorze anos como enfermeira em diversas áreas, passando também pelo estrangeiro.

Sou membro de uma família de cinco pessoas, mas mais forte que os laços de sangue que nos unem é a cumplicidade e a amizade que os meus pais sempre fomentaram entre nós.

Treino de sono para bebés

Desde cedo me apercebi da importância e do peso que a família tinha na minha vida, mas o meu lado aventureiro também tinha muita vontade em viver muitas outras experiências antes de ser mãe, nomeadamente viajar.

Adoro a vida e sobretudo adoro vivê-la. Mesmo com uma grande gestão de tempo, vinte e quatro horas sempre me pareceram pouco para tudo o que quero e me apetece fazer, portanto todos os segundos do meu dia são para ser preenchidos.

Depois de dezassete anos juntos, em 2016 casei com o meu companheiro de uma vida, e para a vida, e tivemos o nosso primeiro filho. A aventura de sermos pais tem sido tão maravilhosa que este ano partimos o nosso coração mais uma vez, e já lá vão quatro pequenos pedaços de mim.

Ser mãe foi, sem dúvida, das experiências mais maravilhosas que vivenciei até hoje, mas também se tem revelado das mais desafiantes. O amor de mãe é avassalador. Tem tanto de assustador como de recompensador sob formas que nem consigo explicar.

O meu filho mais velho foi um bebé muito difícil que revelou uma parte de mim que até então eu desconhecia: uma energia e uma capacidade de superação que acho que só a maternidade nos proporciona. Contudo, a privação de sono e o cansaço afetaram a minha vida em todos os aspetos, exceto na minha vontade em procurar uma solução.

Às vezes pode parecer mais fácil o caminho da vitimização, mas não consigo ter uma atitude passiva em relação à vida. 

Acredito que existe para ser vivida e por isso comecei a pesquisar sobre a fisiologia do sono nos bebés, a importância do sono no desenvolvimento de uma criança (e no bem-estar dos adultos), sobre distúrbios patológicos do sono e da importância da implementação de uma rotina de sono e horários no dia a de dia de um bebé.Ensinarmos os nossos filhos a dormir é tão importante como ensiná-los a comer ou a falar e, em muitas sociedades, o atingimento precoce de uma autonomia no processo de adormecer é um marco importante no desenvolvimento de uma criança.

Todos os meus filhos são diferentes e tenho que lidar com eles de forma diferente. Pela nossa variabilidade individual não acredito numa educação rígida, igual para todos, mas acredito em princípios fundamentais que devem de estar na base de um processo educativo que promova o desenvolvimento dos nossos filhos.Este projeto é uma forma de partilhar a forma como lido com os desafios da maternidade em conciliação com as várias vertentes da minha vida. Não falo enquanto profissional de saúde ou especialista em sono de bebés.

É uma partilha de mãe para mãe sobre o método de treino que utilizei para ensinar os meus filhos a dormirem a noite toda e de alguns dos princípios fundamentais que servem de âncora aos desafios com que me deparo no dia a dia.

Sou muito feliz, adoro a família que construí e se, com esta partilha, puder ajudar alguém a viver a maternidade de uma forma tão plena quanto eu, então valeu o esforço e empenho dedicados a este projeto e fico muito feliz por isso.

Mónica Ramos Tavares

Percurso Académico

2019: Curso Codificação Clínica 

2018: Curso de Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto

2011: Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

2011: Curso de Pós-Licenciatura de Especialidade em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Saúde de Vale do Sousa – Instituto Politécnico de Saúde do Norte

2007: Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Escola Superior de Saúde de Vale do Sousa – Instituto Politécnico de Saúde do Norte

2006: Curso de Massagem Terapêutica pelo Instituto de Formação em Enfermagem

2005: Curso de Técnicas de Emergência em Traumatologia pelo Instituto de Formação em Enfermagem

2005: Licenciatura de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem do Porto

Mónica Ramos Tavares